domingo, 23 de outubro de 2016

SAÚDE EM FOCO:

Hospital de Base de Conquista: pacientes de média e baixa complexidade devem procurar outras unidades

BRG - Mateus Novais

A decisão de suspender o atendimento para pacientes de baixa e média complexidade no Hospital de Base pegou a comunidade conquistenses de surpresa. Pacientes que não se enquadram na faixa de alta complexidade devem procurar outras unidades de saúde, indica diretoria do Hospital de Base.
Hospital BaseEm contato com o BLOG DA RESENHA GERAL, a assessoria de imprensa do hospital revelou mais detalhes da decisão. Confira:
Com relação a noticia motivada pela edição de Portaria que versa sobre a restrição de atendimento do HGVC, esclarecemos que foi feita uma errônea interpretação do que foi determinado.
Por conta da superlotação do pronto socorro, o acesso estará restrito aos pacientes em emergências médicas clínicas e cirúrgicas, e não suspenso como foi noticiado.
Os outros casos de pronto atendimento deverão ser encaminhados às outras unidades da rede assistencial.
Essa foi a orientação feita aos profissionais de saúde do HGVC e à comunidade.
A medida neste momento é necessária para garantir a segurança dos pacientes já assistidos e proporcionar adequadas condições de trabalho aos profissionais de saúde sem comprometer o atendimento de emergências.

Sesab confirma 10 casos de pessoas atacadas por seringa

A Tarde
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou nesta sexta-feira, 21, que 10 pessoas foram atendidas no Hospital Couto Maia, relatando terem sido furados por seringa nas ruas da capital baiana. A unidade hospitalar é especializada em doenças infectocontagiosas.
370_201610191725105A Polícia Civil informou que adotou medidas para intensificar as buscas aos responsáveis pelas ocorrências. Uma das medidas foi enviar uma equipe de investigação para as unidades de saúde, com casos registrados, para entrevistar as pessoas que informarem terem sido feridas em circunstâncias semelhantes.
O delegado Carlos Habib, diretor em exercício do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), informou que a Polícia Civil e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Hospital Geral Couto Maia (HGCM), estão trabalhando em conjunto para possibilitar a coleta do maior número de informações. “Esses dados vão subsidiar a investigação para que possamos chegar ao autor ou autores desses ataques”, explicou Habib, por meio de nota.
Caso a pessoa seja atendida em uma unidade de saúde que já conte com um posto da Polícia Civil, a vítima será entrevistada antes de ser liberada, informou a polícia.
De acordo com a PC, o Depom vai verificar a existência de câmeras de monitoramento nos locais onde foram relatados os ataques e solicitar a análise minuciosa das imagens.
A polícia pede para quem tiver informações que possam auxiliar a polícia na identificação e captura do suspeito dos ataques com seringas, pode ligar para o Disque – Denúncia (3235-0000) ou para 190. Não é necessário identificar-se.

Gilberto Gil é internado em SP sem previsão de alta

G1/Bahia
gilberto-gil-impeachment-dilmaO cantor Gilberto Gil , de 73 anos, foi internado nesta sexta-feira (21) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do artista, Gil dá continuidade ao tratamento de insuficiência renal. Não há previsão de alta.
Desde o início deste ano, o artista é internado mensalmente para realizar exames e seguir o tratamento. Em setembro, ele chegou a ficar uma semana no hospital.
No início deste mês, depois de passar por uma biópsia no coração, Gil compôs uma canção para a cardiologista Roberta Saretta, que faz parte da equipe do médico Roberto Kalil Filho e tratou o cantor nas internações anteriores.
A música foi publicada no Instagram de Flora Gil, mulher do cantor, em um vídeo de 40 segundos e acompanhado da legenda: “Inspiração depois de tanto hospital. #obrigadatodososmedicos”.

Superlotado! Hospital de Base restringe atendimento a pacientes de alto risco

BRG -  Mateus Novais

Nessa sexta-feira (21), a direção do Hospital de Base de Vitória da Conquista emitiu uma portaria que determina a restrição de atendimento somente aos pacientes de alto risco no Pronto Socorro. Segundo a portaria, a decisão foi motivada pela superlotação da unidade.
hospital-de-baseA restrição afeta o atendimento aos pacientes que não se enquadra em emergências clínicas e cirúrgicas de classificação de risco vermelho (diagnóstico de Traumatismo Craniano Encefálico – TCE – moderado e grave, Traumatismo Raquimedular – TRM, fratura exposta, obstrução vascular aguda, traumas vasculares e equivalentes em complexidade e inequívocas patologias cirúrgicas agudas oriundas de trauma ou infecção).
Confira o texto da portaria na íntegra:
A Diretoria Geral do Hospital Geral de Vitória da conquista, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com as normas de Direito Administrativo;
Em decorrência da superlotação do Pronto Socorro do HGVC, em consonância com o que foi preconizado em reuniões anteriores com o Ministério Público do Estado da Bahia e Conselho Regional de Medicina;
RESOLVE
Determinar a restrição aos atendimentos a pacientes em emergências clínicas e cirúrgicas de classificação de risco vermelho (diagnóstico de Traumatismo Craniano Encefálico – TCE – moderado e grave, Traumatismo Raquimedular – TRM, fratura exposta, obstrução vascular aguda, traumas vasculares e equivalentes em complexidade e inequívocas patologias cirúrgicas agudas oriundas de trauma ou infecção).
Esta portaria entrará em vigor a partir da presente data, revogada todas as disposições em contrário.
DIRETORA GERAL DO HOSPITAL GERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA,
Vitória da Conquista/Estado da Bahia, aos 21 dias do mês de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco