Fotógrafo/Jornalista
Conheci Jaime Lerner no começo dos anos 1970, eu um conquistense, recém chegado em Curitiba, fui morar no mesmo bairro do arquiteto que depois viria a ser prefeito da cidade. Bairro este onde ele sempre morou e onde eu resido, novamente, depois de idas e vindas, desde 2005
Jaime Lerner era um cinéfilo e admirador de Glauber Rocha e isto, em certo sentido, facilitou as nossas conversas naquela Curitiba de 400 mil habitantes então.
De camarote eu assisti toda a transformação urbana arquitetada por Jaime na cidade de Curitiba. Sou testemunha ocular da passagem do primeiro ônibus em canaleta exclusiva pela Av. João Gualberto, no início dos anos 1970, quando fizemos festa num dos barzinhos do bairro. Hoje o sistema de canaletas está pelo mundo afora. Tudo fruto da criatividade de Lerner e, claro, da competente equipe que sempre o acompanhou!!!
Quando estive como Secretário de Comunicação e Cultura do município histórico de Antonina, no litoral do Paraná, entre 1997 e 2004, durante um período Jaime foi governador do Paraná, muitos foram os projetos idealizados e alguns realizados, mas destaco a compra e a restauração da antiga Estação Ferroviária, toda feita com recurso do Estado, sendo que a Prefeitura gastou apenas o referente ao pagamento do cartório para o registro do imóvel em nome no município. Hoje a Estação é ponto turístico, com um passeio de Maria Fumaça entre Antonina e Morretes, município ao lado. Também Lerner e equipe de governo deu força nos encaminhamentos dados por minha Secretaria para o processo de Tombamento do Centro Histórico de Antonina, que iniciou na gestão de Gilberto Gil como Ministro da Culturae foi terminar em 2012, quando eu já não estava mais na administração. Hoje o importante Centro Histórico de Antonina é tombado pelo IPHAN um bocado por causa de Jaime Lerner!!!
Quando Herzem Gusmão assumiu a prefeitura em 2017 mandou uma mensagem para mim que queria conhecer o “mestre” como ele chamava Lerner. Tive o imenso prazer de fazer a aproximação dos dois e em junho do mesmo ano Herzem fez uma visita técnica a Curitiba e se conheceram pessoalmente. Das conversas, e de uma amizade que começava entre os dois, terminou que Lerner topou fazer o projeto conceitual para o Parque Municipal do Rio Verruga que foi realizado e entregue no começo de 2020, projeto este que quando realizado na plenitude, fará de Conquista uma outra cidade. A vida é assim, hoje na madrugada gelada, de sua Curitiba, faleceu o amigo Jaime Lerner. As acupunturas urbanas agora serão no céu!!!
NOTA DO BLOG: Belo artigo de Alberto Viana. Herzem falou-me sobre ele e o elo que o ligou a Jaime Lerner, o grande urbanista que transformou Curitiba e juntamente com Herzem, vinha transformando Vitória da Conquista.
É um exemplo de brasileiro que nos deixa e ambos já fazem falta. Que Deus os acolha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário