Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza queimada e alerta sobre riscos
SECOM - Meio Ambiente
21/02/2017
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fiscalizando a área onde foi feita uma queimada, no canteiro do acesso principal do Bem Querer, no bairro Candeias. O fogo ateado no capim atingiu alguns pés de eucalipto que ficam no local; os troncos foram queimados para facilitar a retirada irregular da espécie, depois as árvores foram levadas.
O técnico em Meio Ambiente, Cledson Alves, alerta que danificar, maltratar ou erradicar qualquer árvore em logradouro público ou privado é uma ação passível de crime, conforme a Lei de Crime Ambiental 9.605/98. As penalidades envolvem desde multa até três anos de prisão.
“Se a população verificar que uma árvore está trazendo algum prejuízo, ela pode informar na Secretaria, que nós vamos avaliar e verificar se há necessidade da erradicação”, explica. Ainda segundo ele, uma série de critérios é analisada nessas situações. Caso seja preciso fazer a erradicação da árvore, é indicada a espécie mais adequada para se fazer o replantio.
Além disso, a população pode ainda denunciar podas irregulares ou queimadas de canteiros. É só ligar para (77) 3429-7988 ou 3422-8146 e comunicar a situação. Nesse caso, a Secretaria de Meio Ambiente irá enviar uma equipe para fiscalizar a denúncia e, em caso procedente, tomar as medidas cabíveis.
Preserve a área verde! – As áreas verdes têm um papel essencial no meio urbano, refletindo diretamente na saúde e na qualidade de vida da população. Elas ajudam a reduzir a poluição (inclusive a sonora), atuam no controle climático, reduzem a velocidade dos ventos, trazem sombreamento e abrigo à fauna existente, além de valorizar o visual da cidade. Por isso, faça sua parte e preserve o meio ambiente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário