Mês de férias requer atenção contra acidentes elétricos
BRG - Mateus NovaisO mês de janeiro é também o período em que as crianças estão de férias, em casa. O ambiente doméstico, no entanto, esconde armadilhas que comprometem a segurança com energia elétrica e que podem ser evitadas. Confira dicas para prevenir e evitar acidentes domésticos:
- A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. “Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso. Além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios”, explica Ramon Lacerda, gerente de Segurança do Trabalho da Coelba.
- Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.
- Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio.
- Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns nas férias de verão. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. “A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos”, explica o especialista.
Prefeitura anuncia recadastramento de servidores
BRG - Mateus NovaisA Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou nesta quarta-feira (4) que irá iniciar um processo de o recadastramento de todos servidores públicos municipais a partir de fevereiro. Segundo a Administração Municipal, o objetivo é ter uma visão mais clara dos gastos em todos os setores.
Atualmente, a Prefeitura dispõe de quase 8,5 mil servidores, entre efetivos, comissionados e contratados. Segundo a Secretaria Municipal de Administração, os gastos com a folha de pagamento representam hoje acima de 53% das receitas correntes líquidas – próximo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%.
“O recadastramento vem ao encontro de se identificar possíveis distorções que possam acontecer na condução dos gastos com a folha de pagamento. Precisamos identificar onde estão e qual o perfil dos servidores municipais”, explica o secretário municipal de Administração, Paulo Williams.
O decreto municipal responsável por regulamentá-lo encontra-se em elaboração na Procuradoria de Município e deverá estar pronto nos próximos dias. Mas a Prefeitura já definiu que o recadastramento poderá ser feito via internet, por meio do Portal do Servidor – ferramenta já disponível no site da Prefeitura.
A documentação necessária inclui documentos pessoais como o RG, o CPF, comprovante de residência e o documento de comprovação do Pasep. Além disso, também serão necessários os documentos que comprovem a escolaridade – se nível médio ou superior – e, quando necessário, os comprovantes das especializações que garantam ao servidor as devidas gratificações especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário