quinta-feira, 17 de novembro de 2016

NOTÍCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA:

Professores da UESB aprovam indicativo de greve


BRG - Mateus Novais

img_1116
Professoras da Uesb aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (16). A medida faz parte da articulação nacional do Andes-SN para a greve das instituições do ensino superior.
Em nota, a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) declarou que “a luta é pelo fim da PEC 55 (antiga 241), que pretende congelar investimentos públicos, inclusive saúde e educação, por vinte anos. Docentes também são contra o congelamento de salários e a MP 746 (reforma do ensino médio)”.
A Adusb realizará assembléia em Itapetinga no dia 22 de novembro para avaliação da deflagração da greve.

 

Devido as ocupações, UESB muda data do vestibular

Mateus Novais

img_1332A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) alterou sua data de provas do vestibular 2017 para os dias 15 e 16 de janeiro. A medida, anunciada, nesta quarta-feira (16), decorre das ocupações que atinge as instituições de ensino em todo país, incluindo os três campi da Universidade.
Desde o dia 21 de outubro, um grupo de estudantes está instalado nos prédios da instituição. Durante todo esse período, as aulas estão suspensas no campus e o acesso de funcionários e professores é limitado. Outro problema causado pela ocupação foi a suspensão das provas do Enem, atingindo mais de 200 mil estudantes em todo o país.
Com isso, as provas do Enem para os estudantes que têm seus locais de prova em instituições de ensino ocupas ocorrerão nos dias 3 e 4 de dezembro. Data semelhante a antiga data do vestibular da Uesb, que também é local de prova do Enem, e cairia nos dias 4 e 5 do mesmo mês.
De acordo com a Portaria 1773/16, “a alteração se deu em virtude da coincidência de data das novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a data da prova do 1º dia do processo seletivo da Uesb, além do comprometimento das atividades acadêmicas e administrativas, em razão da ocupação dos campi da Universidade pelo grupo do movimento estudantil”.
A Uesb disponibilizou o e-mail vestibular@uesb.edu.br, da Comissão Permanente do Vestibular, para esclarecer as dúvidas dos candidatos.

Fortes chuvas colocam Vitória da Conquista em estado de alerta

Mateus Novais

chuvaO Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de alerta para as chuvas em Vitória da Conquista. Na primeira quinzena deste mês de novembro choveu 371,45 milímetros. E a expectativa é de que as fortes chuvas se prolonguem até a próxima semana.
O município foi classificado no grau laranja, que representa situação de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas ou transbordamentos de rios.  A média de chuva pode chegar a 100 milímetros ao dia.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que nos últimos três dias foram registrados os seguintes índices gerais de precipitação:
13/11 – 36,24 milímetros
14/11 – 63,61 milímetros
15/11 – 37,7 milímetros
A medição é feita pelos pluviômetros automáticos instalados nos bairros Bruno Bacelar, Centro, Patagônia, Recreio e no estádio Lomanto Júnior. Os dados são repassados em tempo real para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal.
A Defesa Civil lembra ao cidadão que pode solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências, por meio do telefone 199. Até o início desta manhã, o órgão não recebeu nenhuma notificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco