BRG - Mateus Novais
Professoras da Uesb aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (16). A medida faz parte da articulação nacional do Andes-SN para a greve das instituições do ensino superior.
Em nota, a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) declarou que “a luta é pelo fim da PEC 55 (antiga 241), que pretende congelar investimentos públicos, inclusive saúde e educação, por vinte anos. Docentes também são contra o congelamento de salários e a MP 746 (reforma do ensino médio)”.
A Adusb realizará assembléia em Itapetinga no dia 22 de novembro para avaliação da deflagração da greve.
Mateus Novais
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) alterou sua data de provas do vestibular 2017 para os dias 15 e 16 de janeiro. A medida, anunciada, nesta quarta-feira (16), decorre das ocupações que atinge as instituições de ensino em todo país, incluindo os três campi da Universidade.
Desde o dia 21 de outubro, um grupo de estudantes está instalado nos prédios da instituição. Durante todo esse período, as aulas estão suspensas no campus e o acesso de funcionários e professores é limitado. Outro problema causado pela ocupação foi a suspensão das provas do Enem, atingindo mais de 200 mil estudantes em todo o país.
Com isso, as provas do Enem para os estudantes que têm seus locais de prova em instituições de ensino ocupas ocorrerão nos dias 3 e 4 de dezembro. Data semelhante a antiga data do vestibular da Uesb, que também é local de prova do Enem, e cairia nos dias 4 e 5 do mesmo mês.
De acordo com a Portaria 1773/16, “a alteração se deu em virtude da coincidência de data das novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a data da prova do 1º dia do processo seletivo da Uesb, além do comprometimento das atividades acadêmicas e administrativas, em razão da ocupação dos campi da Universidade pelo grupo do movimento estudantil”.
A Uesb disponibilizou o e-mail vestibular@uesb.edu.br, da Comissão Permanente do Vestibular, para esclarecer as dúvidas dos candidatos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de alerta para as chuvas em Vitória da Conquista. Na primeira quinzena deste mês de novembro choveu 371,45 milímetros. E a expectativa é de que as fortes chuvas se prolonguem até a próxima semana.
O município foi classificado no grau laranja, que representa situação de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas ou transbordamentos de rios. A média de chuva pode chegar a 100 milímetros ao dia.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que nos últimos três dias foram registrados os seguintes índices gerais de precipitação:
13/11 – 36,24 milímetros
14/11 – 63,61 milímetros
15/11 – 37,7 milímetros
A medição é feita pelos pluviômetros automáticos instalados nos bairros Bruno Bacelar, Centro, Patagônia, Recreio e no estádio Lomanto Júnior. Os dados são repassados em tempo real para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal.
A Defesa Civil lembra ao cidadão que pode solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências, por meio do telefone 199. Até o início desta manhã, o órgão não recebeu nenhuma notificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário