Comissão do Senado fará sessão em Juazeiro (BA) sobre renegociação de dívida e seguro rural
Membro titular da comissão, o senador Roberto Muniz (PP-BA) explica que o evento faz parte do esforço dos senadores em colher sugestões para um novo modelo de seguro rural, assim como facilitar os desdobramentos da Lei nº 13.340, sancionada em 28 de setembro, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas do setor rural.
Muniz contribuiu com o texto da Lei durante sua apreciação enquanto Medida Provisória no Senado. Ele incluiu o tema na pauta itinerante da CRA. “Todas as comissões permanentes do Senado escolhem anualmente uma política pública para acompanhar, fiscalizar e analisar. O seguro rural foi o escolhido pela CRA este ano. Achamos oportuno incluir a discussão da Lei 13.340, ainda mais em um cenário de estiagem prolongada que vivemos”, disse.
Segundo
o senador, a Lei alcança aproximadamente 1,2 milhão de produtores
rurais no País e pode beneficiar pelo menos 200 mil produtores na Bahia.
Ele defende que os bancos públicos façam uma espécie de mutirão para
agilizar o processo de renegociação das dívidas dos agricultores. “Os
agricultores precisam começar a trabalhar a terra já agora, para se
beneficiar das chuvas de abril e maio”, explica.
A sessão começa às 14 horas, no Grande Hotel de Juazeiro, e terá duas mesas distintas para facilitar a discussão dos temas.
Para
a mesa sobre a Lei 13.340, foram convidados: o superintendente estadual
do Banco do Nordeste, Antônio Jorge Guimarães; o presidente da
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da
Silva; o superintendente do Banco do Brasil, Marcos Parisi Ticianeli; e
os secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (Secretaria de
Desenvolvimento Rural) e João Bonfim (Secretaria de Agricultura,
Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura).
Lei 13.340 – De acordo com o texto, fica autorizada a concessão de rebate para liquidação, até 29 de dezembro de 2017, das operações de crédito rural referentes a uma ou mais operações do mesmo mutuário, contratadas até 31 de dezembro de 2011, junto ao Banco do Nordeste de Brasil S.A. (BNB) ou ao Banco da Amazônia S.A. (Basa). Os descontos variam de 15% a 95% e de 10% a 85%, conforme o valor e a localização do município e serão aplicados por cinco faixas de valores da dívida atualizada segundo os montantes originais, que variam de R$ 15 mil a mais de R$ 500 mil. A Lei 13.340 foi sancionada em 28 de setembro de 2016, após aprovação no Senado como MP 733/2016.
foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário