'Eu sou gay': governador do RS, Eduardo Leite recebe apoio nas redes após assumir publicamente
RIO — O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), recebeu mensagens de apoio e elogios pela coragem de assumir sua homossexualidade, na noite desta quinta-feira (1). O político gaúcho é o primeiro presidenciável a admitir publicamente ser gay. Ele vai disputar as prévias do PSDB para a candidatura à Presidência, em novembro. A informação foi dada no programa Conversa com Bial que vai ao ar nesta madrugada, como antecipado pela colunista do GLOBO Patricia Kogut.
— Nesse Brasil, com pouca integridade, nesse momento, a gente precisa debater o que se é, para que fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay, e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro, e tenho orgulho disso — afirmou.
Leite recebeu centenas de mensagens de apoio assim que sua homossexualidade foi divulgada. O nome do governador chegou em poucos minutos aos trending topics do Twitter e consta como terceiro assunto mais comentado na rede social.
“Sexualidade não deveria ser uma questão político-eleitoral. Infelizmente, como Bolsonaro vira-e-mexe nos mostra, ela é. Por isso, cumprimento o governador Eduardo Leite pela coragem em se assumir. Um momento importante da política brasileira”, escreveu um usuário do Twitter.
Um outro perfil destacou que a política brasileira é heteronormativa e machista e, por isso, é importante que Leite fale abertamente sobre sua orientação sexual. “Que tenhamos cada vez mais LGBTs ocupando espaços políticos!”, acrescentou .
Outros ressaltaram que apesar das diferenças políticas com o governador, devem admitir que o gesto dele foi corajoso. “Eu tenho muitas críticas ao Eduardo Leite, mas não posso deixar de reconhecer seu acerto e sua coragem quando ele faz algo dessa magnitude em um estado preconceituoso como o nosso. Parabéns, governador”, diz uma postagem.
Leite assumiu publicamente a homossexualidade na semana em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
Nenhum comentário:
Postar um comentário