sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

MORTA AOS 93 ANOS...

Corpo de Mãe Stella de Oxóssi é velado na Câmara de Vereadores de Nazaré

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella morreu na quinta-feira (27), em um hospital de Santo Antônio de Jesus, onde estava internada.

  G1 BA


Corpo de Mãe Stella de Oxóssi será velado na Câmara de Vereadores de Nazaré, no recôncavo baiano — Foto: Juliana Cavalcante/TV Bahia 

O corpo de Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, que morreu na quinta-feira (27), está sendo velado na Câmara de Vereadores da cidade de Nazaré, no recôncavo baiano, nesta sexta-feira (28).
O enterro será realizado às 16h, também no Cemitério Municipal de Nazaré. O velório é aberto ao público.
Mãe Stella morreu aos 93 anos, no Hospital INCAR, em Santo Antônio de Jesus, também no recôncavo da Bahia, onde estava internada desde o dia 14 de dezembro, quando deu entrada com uma infecção.
Mãe Stella — Foto: Reprodução / TV Bahia Desde 2017, Mãe Stella estava morando na cidade de Nazaré, a cerca de 210km de Salvador. Ela se mudou de Salvador para lá depois de um desentendimento entre filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, na capital, e a companheira dela, Graziela. 

Mãe Stella — Foto: Reprodução / TV Bahia 


 BIOGRAFIA
Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella nasceu no dia 2 de maio de 1925, em Salvador. Foi a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos.
Aos 13 anos de idade, foi levada pela tia, que a criava, para o terreiro de mãe Aninha, a fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá. Um ano depois, foi iniciada no candomblé. Na juventude, sempre gostou de ler. Formou-se enfermeira, profissão que exerceu durante 30 anos. Em 1976, aos 51 anos de idade, foi escolhida pelos orixás para ser a nova líder do terreiro de São Gonçalo do Retiro. Mãe Stella foi a quinta ialorixá a comandar o Ilê Axé Opó Afonjá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco