segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Futebol - Copa do Nordeste
Vitória vence e é lider, enquanto Bahia dá vexame em Pituaçu
Neste final de semana, pela Copa do Nordeste, o Vitória jogou fora de casa e vencveu por 1 X 0 o Salgueiro, com gol de Marcelo Nicácio. A equipe não jogou bem, tomou sufoco, mas venceu.
Já o Bahia, fez a sua pior apresentação no Nordestão 2012 e perdeu em casa para o Ceará por 3 X 0.
Tribuna da Bahia - Foto: Romildo de Jesus
Na quarta-feira, em Arapiraça, foi a vez do Vitória, ontem foi a vez do Bahia, contra o Ceará, provar o amargo sabor da derrota. O time tricolor baiano, sob o comando do técnico Jorginho, perdeu seu primeiro jogo do ano, dentro de casa, de 2 a 1 para o Ceará, para desespero da sua torcida, que vaiou seus jogadores nas arquibancadas do Estádio Governador Roberto Santos, no Parque de Pituaçu.
O Ceará devolveu ao Bahia, com juros e correção, a derrota no domingo passado na inauguração da Arena Castelão, em Fortaleza, estádio construído para a Copa do Mundo. Com o triunfo de 2 a 1, o time cearense tirou a invencibilidade do tricolor na Copa do Nordeste, e  passou a dividir a liderança do Grupo A da competição, com sete pontos ganhos, com a vantagem para o time baiano no melhor saldo de gols.

Foi o 4º jogo do Bahia na disputa da Copa do Nordeste, e o 4º time escalado pelo técnico Jorginho, dentro do rodízio adotado pelo treinador tricolor neste início de temporada. Só que desta vez com as mudanças do treinador, com a estreia do zagueiro Brinner, e poupando o meia Hélder, a equipe não conseguiu jogar um bom futebol, errou muito na troca de passes e terminou lamentando sua primeira derrota no Estádio Metropolitano de Pituaçu em 2013.
O Ceará abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo num belo gol de Ricardinho, de fora da área, e ampliou aos 25 minutos do segundo tempo através de Régis, escorando de cabeça a cobrança de escanteio. A reação do Bahia veio aos 31 minutos, através de Souza, passou a pressionar o adversário, deu uma blitz, mas não foi suficiente para evitar a derrota de 2 a 1.
O técnico Jorginho bem que tentou mudar a história do jogo, colocando os garotos Anderson Talisca, Ítalo Melo e Thuram no jogo, mas foi o Ceará, com uma bola na trave do atacante Cléo, que quase amplia o placar. O Bahia agora define sua classificação para a 2ª fase da Copa do Nordeste no jogo de domingo, contra o ABC de Natal, outra vez em casa, com o apoio da torcida, no Estádio de Pituaçu. Um triunfo garante a vaga do tricolor para a próxima fase. 
No outro jogo da rodada, o ABC, próximo adversário do Bahia, goleou o Itabaiana por 4 a 1, no Estádio Frasqueirão, em Natal, diante de um público fraco. Com o resultado, o ABC vai a quatro pontos e salta da lanterna para a terceira posição na tabela do Grupo A. O Itabaiana permanece com quatro pontos e ocupa a última colocação da chave.
Clube estreia em abril na Copa do Brasil
A CBF divulgou a tabela oficial da Copa do Brasil 2013, que começa no dia 3 de abril. O Bahia, na primeira fase, terá um adversário teoricamente desconhecido, o MAC -Maranhão Atlético Clube, com o primeiro jogo em São Luís, no Maranhão. Caso classifique para 2ª fase, o tricolor baiano vai pegar o Luverdense, do Mato Grosso, ou Tupi, de Minas Gerais.
A Copa do Brasil deste ano terá 80 clubes disputando o título. A competição tem sete fases, todas no formato mata-mata, com jogos de ida e volta. Apenas nas duas fases iniciais há a possibilidade de haver somente uma partida, caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença. A final está marcada para 20 e 27 de novembro. 
As equipes brasileiras que disputam a Libertadores - Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras - estão classificadas automaticamente para as oitavas de final da Copa do Brasil. Com exceção do São Paulo, que disputará a Sul-Americana, já que foi campeão da competição no ano passado. 
Bahia x Viola
O Bahia fez um acordo com o ex-jogador Viola no Tribunal Regional do Trabalho, em sessão presidida pela juíza Alexa Rocha de Almeida Fernandes, para pôr fim a uma ação trabalhista. 
Viola jogou no Bahia no ano de 2005 e ficou sem receber parte de seus salários e verbas rescisórias ao final do contrato com o tricolor baiano. No acordo vai receber R$ 600 mil, em parcelas. O próximo problema trabalhista do clube será com o ex-técnico Joel Santana, que acionou o clube e especula-se numa ação que é superior a R$ 1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco