segunda-feira, 27 de março de 2023

MORRE EM SALVADOR O MENESTREL JUCA CHAVES:

 MORRE JUCA CHAVES, AOS 84 ANOS!

O cantor/compositor Juca Chaves morreu na noite deste sábado (25), no Hospital São Rafael, em Salvador, vítima de insuficiência respiratória. Juca Chaves é um ícone da cultura brasileira, dono de uma trajetória incrível e inspiradora. Com seu humor inteligente e irreverente, suas músicas engajadas e seu ativismo social, Juca conquistou o coração do público e se tornou uma referência para diversas gerações de artistas e militantes. Juca, nome artístico de Jurandyr Czaczkes Chaves, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro de 1938 e foi criado em São Paulo. Filho de Clarita e de um austríaco, naturalizado brasileiro, que montou a primeira fábrica de plásticos no Brasil.

Surgiu no cenário musical como um menestrel, misto de humorista, satírico e em oposição aos políticos que vêm saqueando o Brasil, desde sempre.

Sua carreira fez muito sucesso, desde o lançamento da música "Caixinha, obrigado". Caixinha, obrigado/A situação do Brasil vai muito mal,/qualquer ladrão é patente nacional/o policial quase sempre é uma ilusão/... Depois fez uma sátira sobre Juscelino "Presidente Bossa Nova", "Ana Maria", em homenagem à primeira esposa. E veio Juca pelos teatros e com um circo que  comprou para fazer suas apresentações no Rio, onde morou na Av. Niemayer, entre o Leblon e a Barra da Tijuca. Durante o regime militar fez uma sátira sobre a compra do porta-aviões e foi censurado, indo para Portugal, onde fez o mesmo com o ditador Salazar que o expulsou, encontrando abrigo na Itália e depois retornando para o Brasil. Mais tarde conheceu Yara com quem se casou e veio para a Bahia para morar em Itapoan na rua da Poesia. Aqui adotou duas crianças, Maria Clara e Maria Morena.

Grande perda para nosso país, de um artista inteligente e culto, de voz linda e violão seguro, que vai deixar saudades! Vá em paz, grande Juca Chaves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco