segunda-feira, 17 de outubro de 2022

DEBATE DA BAND - 16/10/22

 

DEBATE DA BAND EM NOVO FORMATO. QUEM VENCEU?

Ricardo De Benedictis

A BAND fez o primeiro debate deste segundo turno das eleições presidenciais com um novo formato.

No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos ao Palácio do Planalto, Bolsonaro e Lula, iniciaram cada bloco com perguntas e respostas que davam oportunidade de 15 minutos para cada, entre perguntas, respostas, réplica e tréplica, cabendo-lhes a função de administrar o tempo, conforme seu interesse.

Lula iniciou o primeiro bloco acusando Bolsonaro pelas mortes durante a COVIDE19 e coube a Bolsonaro defender-se, alegando que havia decretado Estado de Emergência, as que os prefeitos e governadores dos Estados não tomaram as devidas precauções, realizando o Carnaval 2020, desencadeando milhares de casos de COVIDE em todo o país. Depois de defender-se o quanto pode e se dizer vítima da manipulação da mídia e da CPI da COVIDE, Bolsonaro mostrou-se nervoso e neste bloco Lula levou alguns pontos de vantagem.

Daí por diante o debate ficou equilibrado, já que no segundo bloco os jornalistas dos organizadores fizeram perguntas que eram respondidas por ambos os candidatos por 1,5 minuto.

O terceiro bloco foi iniciado por Bolsonao que jogou à mesa os casos de corrupção do PT no Mensalão, no Petrolão, etc e neste bloco, segundo declarou o jornalista Josias de Souza, “Bolsonaro levou Lula para as cordas”, deixando o candidato do PT perplexo, nervoso e sem condições de defesa, inclusive quando Bolsonaro leu a sentença do ministro Aexandre de Moraes que mandou tirar da mídia as acusações infundadas que o PT fazia ao presidente. Bolsonaro soube administrar melhor seu tempo e ficou os últimos 6 minutos do debate com a palavra, quando fez todas as acusações possíveis a Lula que não tinha mais o que responder.

No pós debate, os repórteres perguntaram a Sérgio Moro sobre as condenações de Lula que foram muito bem respondidas pelo ex-juiz, recém eleito Senador pelo Estado do Paraná, que repetiu que Lula foi condenado em 3 instâncias do Judiciário e sobre sua presença apoiando Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça disse que tinha divergências com o Presidente, mas que não podia ficar omisso com o risco da volta de Lula ao poder, depois de ter praticado tantos crimes de corrupção, todos provados e cujas condenações foram anuladas por questões técnicas, mas que não o tornam inocente como tenta emplacar em suas entrevistas.

CONCLUSÃO

A conclusão que chegamos é que o debate foi mais favorável a Bolsonaro e o terceiro bloco foi uma demonstração de que, no tete a tete, Lula treme quando se trata do tema Corrupção. Desta feita, Bolsonaro foi bem melhor no debate, deixando os esquerdistas muito aborrecidos com o resultado do debate. Este fato foi constatado pelas redes sociais que deram vantagem a Bolsonaro em todos os itens.

Na mesa redonda que se formou depois, assistimos o Sr. Antonio Lavareza quase insano, coisa que não tínhamos visto antes, atacando seu colega de emissora por ter chegado a conclusões óbvias sobre o debate, tendo o outro mediador interferido para suavizar o clima criado pelo Lavareza, que mais parecia uma labareda dragônica!

Em suma, o presidente Bolsonaro foi o vencedor do debate da BAND realizado no domingo, 16 de outubro de 2022. Até que ponto isso pode lhe dar alguns pontos na corrida presidencial, só o tempo poderá definir, já que em pesquisa, ‘nem brasileiro acredita’ mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco