Raimundo Oliveira 21 de dezembro às 16:14
A BAHIA PERDE UM MESTRE
Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento do historiador Cid José Teixeira Cavalcante, Ele morreu hoje aos 97 anos, em casa enquanto dormia. Sua vida foi dedicada à história da Bahia, e sua contribuição na produção, organização e divulgação desse conhecimento é singular e imensurável. Sem Cid Teixeira, muito da Bahia que conhecemos e conheceremos ao longo das próximas gerações ficaria esquecido.
Servidor do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Cid contava a história do povo baiano, seus personagens famosos que marcaram história na elite, mas também nos becos e vielas. Para ele, o entendimento da história era indissociável da compreensão da cultura de cada época.
Ele também foi professor de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Cid Teixeira atuou, ainda, como diretor da Fundação Gregório de Mattos e implantou o Serviço de Rádio Educação da Rádio Educativa da Bahia. Além disso, ocupou a cadeira de número 19 da Academia de Letras da Bahia e publicou diversos livros, como "Bahia em Tempo de Província" (1986); "História do Petróleo na Bahia" (2001) e "Salvador: História Visual" (2001).
Nenhum comentário:
Postar um comentário