Alegam os signatários da nota, que o órgão se tornou uma esfera política partidária, e que não tem se preocupado com o combate ao coronavírus que envolve a proteção de vidas preciosas.
“O CMS de forma irresponsável e leviana tentou colocar em dúvida os dados reconhecidamente confiáveis da Secretaria Municipal de Saúde, disse o prefeito Herzem Gusmão (MDB), a nossa reportagem.
Importante frisar que parte de nós está, através do Comitê de Representação Civil e Institucional, – formado por diversos segmentos e variados setores da sociedade conquistense – acompanhando semanalmente os dados de Vitória da Conquista em relação à propagação do vírus em nossa cidade. Temos recebido informações detalhadas do Comitê Gestor de Crise, em reuniões organizadas pela Prefeitura. São dados técnicos elaborados por especialistas em saúde e conceituados estatísticos, mas, estranhamente, o Conselho Municipal de Saúde, que promove alarido na imprensa, tem se furtado de participar das referidas reuniões há mais de 15 dias, mesmo tendo assento no referido comitê representativo. O espaço é de extrema importância para o debate e o conhecimento da situação que nos encontramos no momento. Tal ausência causa estranheza e demonstra desinteresse em conhecer a realidade municipal em relação à Covid-19.
É necessário abandonar as questões políticas e se focar nas questões de Saúde Pública que, hoje, se impõem, em nível nacional, acima de qualquer outro assunto ou ação em nosso país. Ao declarar que a Prefeitura omite dados sobre a doença em Vitória da Conquista, o Conselho Municipal de Saúde não só falta com a verdade, como o faz com o conhecimento de que o município tem um dos boletins mais transparentes do Estado da Bahia, cujos dados são diariamente publicados no site oficial da Prefeitura.
Desta forma, solicitamos ao Conselho Municipal de Saúde que atenha suas preocupações com a saúde da nossa população, em vez de focar em ataques que abandonam as questões sanitárias e demonstram, exclusivamente, estratégias de cunho político partidário em detrimento ao cuidado com os conquistenses.
Denúncias falsas e fraudulentas merecem o total repúdio de uma sociedade que antes de tudo está preocupada com o que mais importa: a vida e a saúde do ser humano.
Diante do exposto, repudiamos, com veemência, as declarações de membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por não terem compromisso com a verdade.
Vitória da Conquista, 16 de junho de 2020.
Abmael Alves de Brito
Provedor da Santa Casa de Misericórdia
Alcides José de Santana Neto
Unimec – Unidade Médico Cirúrgica de Vitória da Conquista
Aloísio Alan Costa Fernandes
Médico – Diretor Clínica Ortoderm
Cláudio Mendes Marinho de Andrade
Presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista – AINVIC
Clodoaldo Cadete Fernandes Costa
Médico – Diretor Clínica Sonnar
Clovis Sousa Marques
Presidente Interino da Câmara dos Dirigentes Lojistas
Eber Paim do Amaral Júnior
Superintende Boulevard Shopping
Edvaldo Paulo de Araújo
Presidente do Conselho Consultivo de Vitória da Conquista
João Luiz dos Santos Jesus
Presidente do Sincomerciovc – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista
Liomar Couto Leal
Médico – Diretor Presidente da Unimed Sudoeste
Luis Cláudio Menezes Carvalho
Médico – Delegado Regional do Cremeb em Vitória da Conquista – Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia
Márcio Pedro da Costa
Presidente da ACIVIC – Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista
Ricardo Alexandre Alves Ferreira
Superintendente da Santa Casa de Misericórdia
Uagnis Silva de Souza
Médico – Membro do Conselho Consultivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário