Vitória da Conquista esteve na vanguarda dos municípios baianos na adoção de medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus. Não é à toa que, entre as maiores cidades do Estado, ela tem um dos menores números de casos confirmados da doença: até o momento, 26 pacientes testaram positivo para a Covid-19. Enquanto isso, cidades de menor porte têm registrado números maiores.
Com aprovação da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa da Bahia, o município também declarou estado de calamidade pública, para fins de prevenção e enfrentamento à Covid-19. De acordo com a Lei nº 2.392 e o Decreto 20.251, a Prefeitura está autorizada a abrir créditos suplementares e especiais, visando atender às necessidades no enfrentamento da pandemia.
A Administração Municipal decidiu também pela redução nas despesas de várias Secretarias, com o objetivo de destinar mais recursos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e às ações de enfrentamento ao coronavírus. Entre as medidas de contenção, está a redução dos salários do prefeito, da vice-prefeita e dos secretários municipais, além da redução, em 20%, das gratificações sobre os salários dos cargos comissionados.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com o apoio da Polícia Militar, tem realizado rondas na cidade para fiscalizar o fechamento de bares e restaurantes. Além disso, chegou às ruas uma frota de 10 carros com plotagem especial, para supervisionar o cumprimento das medidas de segurança no município.
Na luta contra a proliferação do novo coronavírus, o Governo tem encontrado muitas mãos amigas. Os empresários têm se engajado e trabalhado junto com a Prefeitura, mesmo antes dos primeiros casos serem confirmados no município. Muitas doações chegam para reforçar o investimento que a Prefeitura tem feito para as ações preventivas e de tratamento da doença.
O compromisso agora, é de todos e, por isso, é sempre importante reforçar: Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário