quinta-feira, 22 de setembro de 2016

PRÊMIOS FAJUTOS, PAGOS COM DINHEIRO DO POVO!

Enquanto prefeito é premiado por saneamento, falta d'água e esgotos a céu aberto são comuns em Conquista


Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON
O prefeito Guilherme Menezes encontra-se em São Paulo, onde recebe nesta quinta (22), prêmio do Instituto Trata Brasil. A premiação acontece durante o seminário “Casos de Sucesso em Saneamento Básico + Perdas de Água 2016”. Antes de receber o prêmio, o prefeito participa do painel “Destaques em Indicadores de Saneamento”, onde apresenta a experiência desenvolvida em Vitória da Conquista no trato com demandas de saneamento: abastecimento, esgotamento sanitário, economia de água, drenagem pluvial, etc. Num ranking nacional sobre saneamento, divulgado em março, o Instituto Trata Brasil manteve Conquista como a cidade mais bem avaliada entre as do Norte e Nordeste, à frente de capitais como Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa e Salvador. O seminário conta com a presença de prefeitos, secretários de meio ambiente, CEO’s de empresas públicas e privadas e diretores de agências reguladoras que têm experiências bem-sucedidas em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e sucesso na redução das perdas de água no sistema de distribuição. (Blog do Anderson).
Acontece que tanto o saneamento quanto a distribuição de Água em Conquista são geridos pela EMBASA, órgão estatal do Estado da Bahia. A premiação, portanto, nos parece estranha. Quem chega a Conquista e vai ao centro da cidade, vai entender logo do que estamos falando: Mau cheiro e águas servidas correndo, falta água três, quatro, cinco dias por semana e a população tem reclamado muito. Premiar quem não merece cheira mal.
Na tarde desta quarta o blog do Anderson publicou a seguinte matéria:

‘Esgotão’ volta a jorrar causando transtornos no Comércio de  Conquista


Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSONO fedor retornou ao Comércio de Vitória da Conquista nesta quarta-feira (21). A imagem registrada pelo BLOG DO ANDERSON às 11h40 mostra a água podre que escorria da rua Dom Pedro II se espalhando pela 7 de Setembro, Lisboa e Ernesto Dantas. De acordo com internautas, a situação permanecia a mesma até às 16 horas mesmo após reclamações registradas na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Em nota, “a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), informa que, uma equipe foi enviada ao local imediatamente após solicitação no início da tarde desta quarta (21) e realizou o serviço de desobstrução e limpeza da rede coletora de esgoto. Durante a execução do serviço, os técnicos encontraram lixo que contribui para entupir a tubulação e causar o refluxo e extravasamento ao redor do Poço de Visita (PV). A Embasa recomenda que a população não lance resíduos sólidos no sistema de esgotamento sanitário. As solicitações podem ser feitas por meio do teleatendimento 0800 0555 195, do site da Embasa http://www.embasa.ba.gov.br/ ou das lojas de atendimento localizadas na Rua Siqueira Campos, nº 610, e no SAC do Centro”.
Fotos: BLOG DO ANDERSON

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Moradores da rua do Machado, em José Gonçalves, distrito da Zona Rural de Vitória da Conquista, estão vivenciando muitos transtornos que se alonga por mais de um ano e a situação se agravou nos últimos quinze dias. Nesta via a rede de esgoto que é de responsabilidade da Administração Municipal rompeu e o fedor está por todo canto. Na manhã desta quarta-feira (21) a Reportagem do BLOG DO ANDERSON foi in loco registrar a reclamação da internauta Solange Santos de Souza, de 45 anos.
dsc_1058“Desde a semana passada que está desse jeito aí. Ai liga, eles [Prefeitura] diz que vem arrumar, os vereadores falam que vão arrumar, mas não arruma nada. Eles [técnicos] vem ajusta, mas logo volta a ficar desse jeito”, comentou a lavradora que teve que fazer uma barreira para evitar que os dejetos retornem à sua residência. Em José Gonçalves, localizado a 25 quilômetros do Centro de Vitória da Conquista, o sistema de esgotamento sanitário é de responsabilidade da Prefeitura. Conforme as imagens mostram, além do odor insuportável, a poça de água podre também tem servido para a proliferação do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Blog Cidade em Foco